Quantcast
Channel: Blog do Eduardo Marini » record news
Viewing all articles
Browse latest Browse all 6

Vôlei masculino perde ouro. Mas, ao contrário do fut, essa prata é banhada também de dignidade

$
0
0

volei russia Vôlei masculino perde ouro. Mas, ao contrário do fut, essa prata é banhada também de dignidade Divulgação / Locog

 

Londres, domingo, 12 de agosto de 2012.

 

Disputa de ouro no vôlei masculino nos Jogos Olímpicos de 2012.

 

Dois sets a zero a favor dos brasileiros no placar.

 

Terceiro set: Brasil 24, Rússia 21.

 

Primeiro match and golden medal point (ponto da partida e da medalha de ouro) para o Brasil.

 

 

A história do vôlei brasileiro em Londres, enriquecida na véspera com o belíssimo capítulo da conquista do ouro pelo feminino, uma medalha que transformou o genial técnico José Roberto Guimarães no primeiro tricampeão olímpico do país (uma vez como treinador do masculino e duas do feminino), dava quase todos os sinais de que terminaria, como um conto de fadas, com a segunda ida ao ponto mais alto do pódio.

 

 

Pois é, quase todos os sinais...

 

 

Até que veio a virada tática inacreditável do treinador russo Vladimir Alekno, que recuou o central gigante Dmitriy Muserskiy, com seus dois metros e dezoito centímetros, tornando-lhe um atacante oposto, correndo o risco de perder força na defesa, e colocou o seu oposto, o craque Maxim Mikhaylov, na posição de ponteiro passador.

 

 

E aí... Alekno, Mikhaylov e, sobretudo, o grandalhão Muserskiy destruíram o jogo.

 

Muserskiy, que tinha feito cinco pontos como central, somou mais 26 na nova posição e terminou a partida com inacreditáveis 31 pontos. Um de saque, dois de bloqueio e 28 de ataque.

 

 

Sozinho, o grandalhão deu um set (25 pontos) e mais quase a metade de um tie break (seis pontos) para a sua seleção.

 

Mikhaylov fez mais 17 pontos (16 ataques e um bloqueio).

 

Bom, assim está explicado de onde veio o poder da virada russa.

 

Eles evitaram aquele primeiro match point do Brasil, anularam também o segundo, venceram o terceiro set por 29 a 27, o quarto por 25 a 22 e o quinto, no tie break, por 15 a 9.

 

Rússia 3, Brasil 2. Ouro para os russos, prata para o Brasil.

 

Medalha de ouro merecida para a Rússia, a primeira no vôlei masculino depois da separação dos países que formavam a União Soviética.

volei brasil Vôlei masculino perde ouro. Mas, ao contrário do fut, essa prata é banhada também de dignidade

Uma vitória marcada pela ousadia do técnico russo Alekno, que não teve medo de mudar radicalmente sua equipe em plena final olímpica, contando para isso com a força e o talento de seus comandados.

 

Mas o técnico Bernardo Resende e seus comandados não devem, de forma alguma, voltar para casa com a cabeça baixa ou sentimento de vergonha.

 

Foi de virada? Foi sim.

 

Mas isso acontece no esporte quando duas equipes equilibradas se encontram.

 

E, tenham certeza, a Rússia, a exemplo do Brasil, é um timaço.  Mikhaylov foi eleito mais de uma vez o melhor jogador da Europa e o grandalhão Muserskiy, esse, bem... o que é preciso dizer sobre um camarada que faz 31 pontos numa final olímpica contra um time do quilate, da história e do passado do Brasil?

 

 

Pelo lado brasileiro, Wallace também foi um monstro: com seus 27 pontos, 23 deles de ataque, um de ace e dois de bloqueio.

 

Murilo, com seus 18 pontos (16 de ataque e dois de bloqueio) também foi muito bem.

 

A Seleção Brasileira Masculina de Vôlei perdeu vários jogadores por contusão, teve seu trabalho dificultado por problemas de agenda e queda de rendimento de jogadores, mas soube superar tudo isso e cresceu dentro da competição.

 

 

No início dos Jogos, muitos especialistas de respeito apostavam, até com alguma razão, que ela não chegaria sequer às semifinais e, consequentemente, ao pódio.

 

 

Mas Bernardo e seus meninos passaram por tudo isso, fizeram uma grande campanha e levaram a prata.

 

 

Perderam do ouro com muita dor e uma virada espetacular, é verdade.

 

 

Mas, ao contrário da prata perdida de forma ridícula para os mexicanos no futebol, essa aqui, do vôlei, veio banhada também de dignidade, valentia e brio.

 

Opine.

 

Registre o seu comentário.

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 6

Latest Images



Latest Images